A busca por um adequado equilíbrio na saúde mental tem sido alvo de uma parcela cada vez mais expressiva da população mundial. A pandemia originada pelo COVID-19 agravou a necessidade de olharmos com ainda mais atenção para os fatores que desencadeiam sofrimento, conflitos e infelicidade em nossas vidas.
O impacto da não preocupação em manter uma boa saúde mental pode ter sérias consequências. Esse desequilíbrio pode facilitar o surgimento de outros transtornos mentais, como ansiedade, depressão e insônia. Considerado pela OMS como um problema de saúde pública, estima-se que cerca de 9,3% dos brasileiros apresentam algum transtorno de ansiedade e 5,8% de depressão, com diminuição evidente da qualidade de vida destas pessoas
Os transtornos de saúde mental como ansiedade, depressão e insônia podem se apresentar com sintomas diversos, variando de pessoa a pessoa, tais como:
Todos esses sintomas devem ser avaliados por um profissional médico qualificado, em consulta médica, para uma melhor elucidação do quadro e definição, junto ao paciente, das melhores opções terapêuticas.
As opções de tratamento para esses transtornos de saúde mental vão variar de acordo com o tipo e severidade da alteração apresentada pelo paciente. Os canabinoides, em especial o canabidiol (CBD), têm mostrado grande potencial terapêutico nesses casos, com bom perfil de segurança e poucos efeitos colaterais.
Dada a natureza destas alterações, a aplicação oral ou sublingual se mostra como sendo as melhores opções.
A adoção de medidas de mudança de estilo de vida, como incluir exercícios na rotina, técnicas de relaxamento, higiene do sono melhorada, identificação e remoção de estressores deve ser sempre estimulada. Alguns pacientes também se beneficiarão de um elemento de terapia psicológica, incluindo terapia cognitivo-comportamental (TCC).