A dor aguda geralmente surge repentinamente e é causada por algo específico, desaparecendo quando não há mais uma causa subjacente para a dor. Já a dor crônica é uma dor contínua e geralmente dura mais de três meses. Esse tipo de dor pode continuar mesmo depois que a lesão ou doença que a causou foi curada ou desapareceu. Algumas pessoas sofrem de dores crônicas mesmo quando não há ferimentos anteriores ou danos corporais aparentes, enfatizando a importância do componente psicológico.
De acordo com um estudo recente realizado pela USP e UFRJ, a dor crônica afeta 28% da população brasileira e é a principal causa de anos vividos com incapacidade de todas as doenças em todo o mundo. A dor crônica tem um grande potencial para limitar a capacidade de retornar ao trabalho ou às atividades de lazer.
Os sintomas associados à dor crônica dependem da causa subjacente da dor. A dor pode ser leve ou intensa e contínua ou esporádica. A dor crônica está ligada a condições que incluem:
Se você tem dor crônica, outras condições podem estar presentes, como:
Todos esses sintomas devem ser avaliados por um profissional médico qualificado, em consulta médica, para uma melhor elucidação do quadro e definição, junto ao paciente, das melhores opções terapêuticas.
O tratamento com Cannabis medicinal consiste no alívio da dor crônica destes pacientes. Muitos canabinoides (como CBD e THC), têm sido associados ao controle dador ou analgesia. Depois de muitos estudos pré-clínicos e ensaios clínicos, os canabinoides estão surgindo como alternativas mais seguras e potentes aos opioides no controle da dor, com menos efeitos colaterais. Dada a natureza do distúrbio, a aplicação oral ou sublingual pode ser benéfica, mas dependendo da origem da dor, a aplicação tópica na pele também pode funcionar.